blank

Google News

A Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) celebrou na última sexta-feira (06/05) seu 40º aniversário em uma cerimônia realizada no Auditório Tom Jobim da Embaixada do Brasil no Paraguai. A MTAB é uma Organização de excelência no assessoramento à República do Paraguai no desenvolvimento das atividades do campo aeronáutico. Ao longo desses 40 anos, a MTAB segue assessorando a Força Aérea Paraguaia (FAP) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), sob o lema: “Servir sem interferir no trabalho, cooperação e amizade”.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Participaram da cerimônia o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho; membros do corpo diplomático da Embaixada e Consulado Geral do Brasil em Assunção; Adidos militares e civis brasileiros credenciados no Paraguai; autoridades civis; Oficiais-Generais, Oficiais Superiores de diversas Unidades da FAP e integrantes da MTAB com seus familiares.

blankNa oportunidade, foram homenageados os seguintes ex-integrantes da Missão: o Coronel Aviador Rubens Ribeiro Cardoso Filho; o Major Especialista José Carlos Coelho; o Major Especialista Alexandre Luiz Dutra Bastos; o Comandante da Força Aérea Paraguaia, General del Aire Arturo Javier Gonzalez Ocampo; o Chefe do Estado-Maior da FAP, General Div Aer Ruben Dario Piris Fernandez; o Diretor da DINAC, Félix Masao Kanazawa; e a Diretora do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), Zulma Noemí Román Medina. Na ocasião, também foi entregue o título honorífico de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” ao Gerente Industrial do Grupo Riquelme, conglomerado de empresas paraguaias, Ricardo Steffen.

O Chefe da MTAB, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, destacou a importância da missão da Organização. “Ao longo de quatro décadas a MTAB esteve lado a lado da Força Aérea Paraguaia e da Direção Nacional de Aeronáutica Civil para o desenvolvimento e organização das atividades relacionadas à Soberania do Espaço Aéreo local. Em breve esperamos colaborar com estas instituições para o recebimento de novas tecnologias tão almejadas, como Super Tucanos, Radares, Sistemas Integrados de Gerenciamento Aeronáutico, entre outros”, disse.

Criação da Missão

A criação da MTAB, no início da década de 1980, teve como objetivo proporcionar ao Paraguai uma estrutura técnica e profissional para garantir a operação segura de artefatos bélicos aeronáuticos de última geração recém adquiridos do Brasil. A Organização, durante todo esse tempo, exerce um papel fundamental no campo Operacional, no Ensino, na Segurança de Voo e no Controle do Espaço Aéreo, fazendo que a Força Aérea Brasileira (FAB) seja um referencial de alto nível para o desenvolvimento da atividade aérea no Paraguai.

Fotos: MTAB