A Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) celebrou na última sexta-feira (06/05) seu 40º aniversário em uma cerimônia realizada no Auditório Tom Jobim da Embaixada do Brasil no Paraguai. A MTAB é uma Organização de excelência no assessoramento à República do Paraguai no desenvolvimento das atividades do campo aeronáutico. Ao longo desses 40 anos, a MTAB segue assessorando a Força Aérea Paraguaia (FAP) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), sob o lema: “Servir sem interferir no trabalho, cooperação e amizade”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da cerimônia o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho; membros do corpo diplomático da Embaixada e Consulado Geral do Brasil em Assunção; Adidos militares e civis brasileiros credenciados no Paraguai; autoridades civis; Oficiais-Generais, Oficiais Superiores de diversas Unidades da FAP e integrantes da MTAB com seus familiares.

i2251212075305798Na oportunidade, foram homenageados os seguintes ex-integrantes da Missão: o Coronel Aviador Rubens Ribeiro Cardoso Filho; o Major Especialista José Carlos Coelho; o Major Especialista Alexandre Luiz Dutra Bastos; o Comandante da Força Aérea Paraguaia, General del Aire Arturo Javier Gonzalez Ocampo; o Chefe do Estado-Maior da FAP, General Div Aer Ruben Dario Piris Fernandez; o Diretor da DINAC, Félix Masao Kanazawa; e a Diretora do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), Zulma Noemí Román Medina. Na ocasião, também foi entregue o título honorífico de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” ao Gerente Industrial do Grupo Riquelme, conglomerado de empresas paraguaias, Ricardo Steffen.

O Chefe da MTAB, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, destacou a importância da missão da Organização. “Ao longo de quatro décadas a MTAB esteve lado a lado da Força Aérea Paraguaia e da Direção Nacional de Aeronáutica Civil para o desenvolvimento e organização das atividades relacionadas à Soberania do Espaço Aéreo local. Em breve esperamos colaborar com estas instituições para o recebimento de novas tecnologias tão almejadas, como Super Tucanos, Radares, Sistemas Integrados de Gerenciamento Aeronáutico, entre outros”, disse.

Criação da Missão

A criação da MTAB, no início da década de 1980, teve como objetivo proporcionar ao Paraguai uma estrutura técnica e profissional para garantir a operação segura de artefatos bélicos aeronáuticos de última geração recém adquiridos do Brasil. A Organização, durante todo esse tempo, exerce um papel fundamental no campo Operacional, no Ensino, na Segurança de Voo e no Controle do Espaço Aéreo, fazendo que a Força Aérea Brasileira (FAB) seja um referencial de alto nível para o desenvolvimento da atividade aérea no Paraguai.

Fotos: MTAB

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).