No dia 15 de abril, o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea Automóvel (2º GAAAe) teve a honra de receber o General de Exército André Luís Novaes Miranda, Comandante de Operações Terrestres (COTER), acompanhado por uma destacada comitiva do COTER. A visita foi marcada por uma série de eventos que demonstraram a capacidade e a prontidão do grupo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerimônias e Apresentações

blank

A recepção ao General Miranda e sua comitiva iniciou com um cerimonial formal na Guarda do Quartel, seguido de uma formatura geral da Organização Militar. Durante a formatura, foi realizada uma palestra pelo Sr. General Coelho, Comandante de Defesa Antiaérea do Exército, que abordou temas críticos relacionados à defesa aérea nacional.

Demonstração de Capacidades

O ponto alto da visita foi a exposição da FT Itaipu, uma Força Especializada de Emprego Estratégico. Os membros do grupo demonstraram seus altos níveis de prontidão e operacionalidade, reforçando a importância do 2º GAAAe dentro da estrutura de defesa do Exército Brasileiro. A comitiva teve a oportunidade de observar em primeira mão a eficiência e a preparação tática do grupo.

Tecnologia de Ponta

Um momento significativo foi a demonstração do simulador do míssil antiaéreo telecomandado RBS 70. Este sistema representa um dos avanços tecnológicos mais importantes no arsenal de defesa antiaérea do Brasil. O General Miranda e a comitiva puderam verificar a funcionalidade e as aplicações táticas do simulador, que é crucial para o treinamento e aperfeiçoamento das habilidades dos operadores de defesa aérea.

Presenças Ilustres

Além do General Miranda, a visita contou com a participação do General Ferraz, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, e outros membros do Comando de Defesa Antiaérea do Exército. A presença de tais figuras ressalta a importância estratégica do 2º GAAAe e seu papel central na defesa antiaérea nacional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).