Na última quinta-feira (26/05), militares da Base Aérea de Manaus (BAMN) participaram do 22º aniversário do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE), desenvolvido pela Faculdade de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento foi coordenado pelo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) visando promover uma tarde informativa e lúdica aos envolvidos no projeto.

Na ocasião, militares das Unidades Aéreas e de Infantaria subordinadas à BAMN puderam apresentar a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Região Amazônica, além de expor equipamentos utilizados nas diversas missões que realizam.i225319325405898

A idealizadora do programa, Professora Cátia Augusta Tomé Lopes, explica que iniciativas como essa proporcionam às pessoas com deficiência motora, além de momentos amistosos, o sentimento de inclusão na sociedade. “O programa visa o desenvolvimento de potencialidades de pessoas com deficiência por meio da atividade motora, e é muito importante que, em diversas ocasiões, o grupo de alunos possam ter uma interação com outras entidades. As Forças Armadas têm se configurado como uma grande parceira, em função do que desenvolvem na sociedade e pela alegria que proporcionam aos alunos quando realizam atividades de inclusão”, disse.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i225319324807505A exposição contou com a mostra de Equipamentos de Sobrevivência das aeronaves C-98 Grand Caravan e C-97 Brasília, do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) – Esquadrão Cobra; Equipamentos de voo, como capacete e trajes, utilizados pelo Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia; Rádios de comunicação e um mockup do míssil IGLA-S, empregados pelo Segundo Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) e de uma demonstração dos Cães de Guerra do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN).

Para o Tenente Aviador Luca de Souza Mendes, integrante do 7º ETA, a participação no evento proporcionou mais que a divulgação da missão da FAB, possibilitou uma realização pessoal ao integrá-los à sociedade. “Participar desse evento, representando a Força Aérea Brasileira, é muito gratificante, pois podemos divulgar a missão da Instituição e propiciar momentos de alegria para os integrantes do PROAMDE”, disse.

i225319325603746Essa é a primeira vez que a FAB, por meio da BAMN, participa do Programa desenvolvido pela UFAM, como destacou a Professora Romina Carla da Silva Miquiles. “É uma honra participar deste programa e ver a alegria nos olhos dos alunos ao interagirem com os militares da Força Aérea e sua belíssima exposição. É a primeira vez que contamos com a presença da BAMN, e nós da comissão organizadora, estamos muito felizes e agradecidos por essa inestimável contribuição”, disse.

Fotos: Tenente Dantoniele / 7°ETA

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).