A Akaer, notável empresa brasileira do setor aeroespacial, acaba de atingir um feito histórico ao ser designada como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1), uma distinção que coloca a companhia em um patamar privilegiado no cenário internacional. Esse status foi alcançado através de um acordo inovador com a Deutsche Aircraft, fabricante alemã, para o desenvolvimento do D328eco, um projeto de aeronave com foco na sustentabilidade. Especificamente, a Akaer será encarregada da fabricação da fuselagem dianteira, um componente crítico para a aeronave, que será produzido em São José dos Campos, São Paulo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

UMA TRAJETÓRIA DE DEDICAÇÃO E INOVAÇÃO

Desde sua fundação, há mais de três décadas, a Akaer se prepara para momentos como este, através de uma trajetória pautada na resiliência, audácia, visão estratégica e, acima de tudo, um compromisso inabalável com a inovação. Esta conquista é vista como o culminar de anos de dedicação e trabalho árduo, um testemunho do compromisso da empresa com a excelência e a busca constante pela inovação.

APOIO FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO

O sucesso da Akaer não seria possível sem o apoio fundamental da Finep Inovação (vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) através do programa Inova Aerodefesa. Este programa, que também contou com a participação do BNDES, do Ministério da Defesa e da Agência Espacial Brasileira (AEB), foi decisivo para impulsionar a empresa em direção ao aumento de produtividade, redução de custos, aperfeiçoamento da gestão de projetos e expansão do portfólio. Desde 2016, a Akaer tem se beneficiado desse suporte para modernizar suas unidades produtivas e implementar novas metodologias e processos, sempre com o objetivo de fortalecer suas competências para o futuro da indústria aeroespacial.

COMPETÊNCIAS DEFINIDAS PARA O FUTURO

As iniciativas e os esforços da Akaer ao longo dos anos, apoiados pelo programa Inova Aerodefesa e outros parceiros estratégicos, resultaram no desenvolvimento de capacidades robustas que agora definem a empresa. Este novo marco como Fornecedora Global de Nível 1 não apenas reafirma o status da Akaer como líder em inovação e qualidade dentro da indústria aeroespacial, mas também destaca o potencial do Brasil como um participante ativo e inovador no mercado aeroespacial global.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).