No dia 17 de abril, no Campo de Parada e Estádio Brigadeiro Sampaio, a 1ª Divisão de Exército e a Guarnição da Vila Militar realizaram uma solenidade marcante para comemorar os 79 anos da Tomada de Montese pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a campanha na Itália na Segunda Guerra Mundial. Este evento não apenas rememora uma vitória crucial mas também celebra o espírito de coragem e determinação que define as Forças Armadas Brasileiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Ilustres e Cerimônia

blank

O evento foi presidido pelo General de Divisão Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar. Estiveram presentes diversas autoridades militares, incluindo o General de Brigada Emerson Alexandre Januário, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão; General de Brigada Marcello Yoshida, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; General de Brigada André Monteiro Gusmão, Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército; e General de Brigada Ronald Alexandre Mandim de Oliveira, Comandante do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada.

A Batalha de Montese: Um Ponto de Virada

A Batalha de Montese, travada entre 14 e 18 de abril de 1945, foi um dos confrontos mais significativos envolvendo a FEB na campanha italiana. Sob o comando direto do General Cordeiro de Farias e com o suporte massivo da artilharia, as tropas brasileiras iniciaram a ofensiva que culminaria na quebra das linhas defensivas nazistas na região. A operação começou com um intenso bombardeio seguido por um avanço coordenado sob uma cortina de fumaça, que desorganizou as forças alemãs e permitiu a captura estratégica de Montese.

Significado Histórico e Legado

A conquista de Montese foi fundamental não apenas para a FEB mas para o esforço aliado como um todo, pois marcou a ruptura da linha “Gengis Khan” no vale do Rio Panaro, abrindo caminho para o avanço em direção à Planície do Rio Pó e eventualmente levando ao colapso das forças do Eixo na Itália. Este triunfo não só demonstrou a capacidade combativa e a bravura dos soldados brasileiros como também solidificou o Brasil como uma força respeitável no cenário global.

Reflexão e Tributo

A solenidade de comemoração serve como um momento de reflexão sobre os sacrifícios feitos e as lições aprendidas. “Fazendo História! Vencendo Desafios! Honrando nossos Heróis!” não é apenas um lema; é um compromisso contínuo de honrar aqueles que serviram com distinção e sacrifício. A memória da Batalha de Montese continua a inspirar novas gerações de militares e civis a valorizar a paz, a liberdade e a justiça.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).