No âmbito das festividades do Dia do Exército, a Banda de Música da 1ª Divisão de Exército – Divisão Mascarenhas de Moraes – proporcionou um espetáculo memorável no Park Shopping Sulacap, Rio de Janeiro. Este evento não só serviu para celebrar a data significativa mas também para demonstrar a versatilidade e o talento musical dos integrantes da banda.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Regência e Repertório

Sob a batuta do 1º Tenente Marcelo Teixeira Silva, e com a assistência do Subtenente Paulo Cesar Offredi Maia e do 1º Sargento Marcelo Aguiar Carneiro, a banda executou um repertório que incluiu tradicionais canções e dobrados militares. Além destas, músicas populares e clássicas também foram parte do programa, proporcionando um espectro musical que agradou a todos os presentes, refletindo a rica tradição cultural do Exército Brasileiro.

Interatividade e Apreciação Cultural

O evento no Park Shopping Sulacap atraiu um público diversificado, que teve a oportunidade de apreciar e admirar a habilidade e o profissionalismo dos músicos do Exército. A interação entre a banda e os espectadores destacou a importância da música como uma forma de comunicação universal que transcende as barreiras do idioma e celebra a camaradagem e o espírito comunitário.

Significado do Evento

A apresentação não foi apenas uma celebração do Dia do Exército, mas também uma demonstração do compromisso contínuo das Forças Armadas com a cultura e a sociedade. “Exército Sempre Pronto – Preparado para o Futuro” ressoa não só através da defesa nacional, mas também através do enriquecimento cultural da comunidade. Eventos como este reforçam a imagem do Exército como uma instituição integrada e fundamental na sociedade brasileira.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).