Em um encontro produtivo realizado em 11 de abril, no Centro Administrativo do governo de Santa Catarina, em Florianópolis, o Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, Comandante do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), discutiu com o Governador Jorginho Melo importantes investimentos e parcerias estratégicas para o estado. A reunião sublinhou o compromisso compartilhado em reforçar a segurança marítima e preservar o patrimônio cultural da região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Investimentos em Segurança e Salvamento

Um foco principal do diálogo foi a alocação de emendas parlamentares destinadas à aquisição de uma lancha especializada para as Operações de Busca e Salvamento (SAR). Esta iniciativa visa melhorar a capacidade de resposta a emergências marítimas, garantindo a segurança nas vastas águas territoriais do estado. A implementação dessa medida reforça a infraestrutura de segurança marítima essencial para a proteção da vida e da propriedade ao longo da costa catarinense.

Preservação do Museu Nacional do Mar

Além das discussões sobre segurança marítima, os líderes abordaram a urgente necessidade de reparos e manutenção no Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul. Como um tesouro de valor inestimável, o museu desempenha um papel crucial na conservação da história marítima brasileira e na educação pública. Os investimentos planejados para o museu são passos fundamentais para valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural, servindo como uma atração chave para residentes e turistas.

Expansão das Parcerias Industriais

O Vice-Almirante Fonseca Junior também aproveitou a oportunidade para convidar o governador para visitar o Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, onde estão sendo construídas as Fragatas da Classe “Tamandaré”. Esta visita tem como objetivo fortalecer ainda mais a colaboração entre o estado e a Marinha do Brasil, destacando o papel crítico de Santa Catarina nos programas nacionais de defesa e desenvolvimento tecnológico naval.

Presenças e Apoio Institucional

O Comandante do 5º Distrito Naval e o Capitão dos Portos de Santa Catarina foram recebidos pelo Governador no Centro Administrativo do Estado de SC

O encontro teve a participação do deputado estadual Delegado Egidio Ferrari, do Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Rodrigo de Araujo Cid Santa Rita, e do assessor de Relações Institucionais do Com5ºDN, Capitão de Mar e Guerra Mário Luís Honorato, evidenciando a cooperação entre várias esferas do governo e as forças armadas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).