O 3º Sargento João Victor Marcari Oliva, montando o cavalo Escorial Horsecampline, conquistou o primeiro lugar em Grand Prix da competição de adestramento Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) de Jerez de La Frontera, na Espanha. O conjunto da Comissão de Desportos do Exército (CDE) representou o Brasil na competição, que é realizada nas instalações da Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre.

O brasileiro venceu o grande prêmio na quinta-feira, 24, ao obter uma nota média de 74%, superando 22 concorrentes e aumentando de novo seu recorde pessoal. O conjunto Sargento Oliva e Escorial já havia vencido o grande prêmio na primeira semana da competição, superando 34 conjuntos de sete países, com nota média de 72.696%, já estabelecendo seu recorde pessoal. No Grande Prêmio Freestyle – prova com coreografia livre e música –, o conjunto ficou em 3º lugar com uma nota média de 75.095%.

Programa de Atletas de Alto Rendimento 
Integrante do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Exército Brasileiro, o Sargento Oliva nasceu em São Paulo, tem 25 anos e está radicado em Portugal. Detentor do melhor resultado do Brasil em adestramento nos Jogos de Tóquio 2021, o atleta busca consolidar sua vaga no Time Brasil para o Campeonato Mundial de Dressage / Adestramento – ECCO FEI – World Championships – que acontecerá entre os dias 6 e 10 de agosto em Herning, na Dinamarca.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Comissão de Desportos do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).