Foto: Luiz Camões / Defesa News

No domingo, 25 de junho de 2023, o Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fez história com uma demonstração aérea inédita. O palco para essa apresentação histórica foi o Vivo Rio Pro 2023, em Saquarema, uma etapa do Championship Tour – WSL, que também é conhecido como “Maracanã do Surf”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Dia Sem Bateria, mas Com Grande Demonstração

IMG 20230625 WA0119

Embora o dia tenha sido de ondas baixas, resultando em um day off (sem bateria), as areias da praia de Itaúna se encontravam repletas de espectadores. Todos presentes estavam ansiosos para presenciar a demonstração dos pilotos da Força Aérea Brasileira. Mesmo sem a agitação usual das competições de surf, a multidão não se decepcionou, pois o céu foi preenchido com a habilidade e a precisão dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

A-29 Super Tucano: As Estrelas do Céu

A equipe de demonstração aérea contou com suas aeronaves A-29 Super Tucano, proporcionando um espetáculo que deixou o público de Saquarema maravilhado. Conhecidos por sua agilidade e desempenho, os A-29 Super Tucano se destacam como aeronaves de treinamento avançado e de ataque leve, tornando a demonstração ainda mais especial e impressionante.

Repercussão e Importância do Evento

Este evento marcou um ponto importante na história do Esquadrão de Demonstração Aérea, ao realizar sua primeira demonstração no Maracanã do Surf. Essa apresentação única não apenas entreteve a multidão presente, mas também mostrou o poder, a habilidade e a disciplina da Força Aérea Brasileira, reforçando seu papel e sua importância para o Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).