O Programa de Internacionalização do IPEN/CNEN informa que a Companhia Estatal de Energia Nuclear russa Rosatom está oferecendo vagas para interessados em cursar mestrado ou doutorado na modalidade “sanduíche”, no Moscow Engineering Physics Institute (MEPhI), da National Research Nuclear University.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O prazo para inscrição encerra-se em 15/04/2021 para início em setembro do mesmo ano. O diploma de graduação é requisito acadêmico necessário para o candidato.

A Rosatom pagará as despesas de alimentação e moradia na Rússia aos candidatos aprovados. Para os candidatos a doutorado “sanduíche” obterem subsídio para alimentação e moradia, será necessária a inscrição também no mesmo curso de mestrado e solicitar, posteriormente, a equivalência das disciplinas optativas feitas no MEPhI com a Pós-Graduação do IPEN/USP.

Para mestrado, são quatro semestres sendo três de desenvolvimento em instalações nucleares russas e o último sem aulas expositivas mas focado na redação da dissertação. No caso de doutorado “sanduíche”, a Rosatom sugere estágio de 10 meses.

Para informações, enviar e-mail para o endereço: [email protected] tendo como assunto “vagas no MEPhI” .

 

 

HOW TO APPLY

· Sign up and log in your account at https://education-in-russia.com/  ( manual de Educação na Rússia )using English or Russian language.

· Use the attached manual to proceed with your application.

· At step 2.4. select direction of training:

· 14.04.01 Nuclear Power and Thermal Physics or

· 14.04.02 Nuclear Physics and Technologies

· and the university name:

· National Research Nuclear University MEPhI

· At step 2.5. upload your documents:

· passport

· education document (or the latest transcript)

· essay (in English or Russian)

After submission of your application write back with your application number.

Fonte: IPEN

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).