No dia 4 de abril, o Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto à Representação Diplomática do Brasil na República Islâmica do Irã, Coronel Francisco Tarcísio Damasceno Filho, a convite do Adido Naval e Aeronáutico do Paquistão no Irã, participou de evento a bordo da Flotilha Paquistanesa, atracada no Porto de Bandar Abbas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Porto de Bandar Abbas fica localizado no Estreito de Ormuz, na entrada do Golfo Pérsico, entre Omã, localizado na Península Arábica e o Irã. Trata-se de uma via marítima estratégica por onde transita mais de 40% do petróleo mundial e 20% de transporte marítimo mundial. De pequena extensão, tem 54 km de largura mínima e seu trecho mais largo não passa de 100 km.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, com destaque para o Embaixador do Brasil no Irã Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, o Embaixador do Paquistão no Irã, Rahim Hayat Qureshi, o Comandante da 1ª Zona Naval do Exército Iraniano, Contra-almirante Jaafar Tazakkor, e adidos militares acreditados no país. Os participantes visitaram as dependências da flotilha conhecendo seus equipamentos de navegação e de defesa.

A passagem da flotilha pelo porto de Bandar Abbas é tradicional e objetiva a troca de experiências marítimas entre as duas nações, sobretudo em relação à segurança no Golfo Pérsico, que consiste em uma das vias marítimas internacionais mais importantes do mundo e de primordial importância para o Irã e o Paquistão.

Fonte: Aditância do Exército do Irã
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).