Em uma cerimônia carregada de tradição e significado, os cadetes do 1º Esquadrão, da Turma Athos, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo, receberam seus espadins na sexta-feira (07). Presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e pelo Comandante da Aeronáutica, a cerimônia marcou um novo capítulo na jornada desses cadetes para se tornarem membros completos da Força Aérea Brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os espadins são mais do que apenas uma arma. Eles são um símbolo de coragem, lealdade, honra, dever e pátria, e acompanharão esses cadetes ao longo dos quatro anos de formação na Academia.

Honrando o Legado da Força Aérea Brasileira

9c90c3fe d73f 429f 95a2 74ab9db1a06d

Durante a cerimônia, o Ministro Mucio enfatizou a importância do legado e das contribuições da Força Aérea Brasileira para a sociedade. Ele encorajou os cadetes a se orgulharem de seu papel em “proteger o país” e destacou a credibilidade e o reconhecimento que a Força Aérea Brasileira conquistou tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Ele fez uma reverência às gerações de militares destemidos que precederam esses cadetes, e que, como eles, “marcharam, correram, suaram, choraram e sorriram neste Ninho das Águias”.

Espadins para Cadetes de Diversos Países

a7afc798 9d58 4238 a8c4 842091eb7155

Na cerimônia, 207 militares receberam seus espadins. Este grupo incluiu 125 aviadores, 47 intendentes e 33 membros da Infantaria da Aeronáutica. A cerimônia também reconheceu a diversidade e a cooperação internacional, com a inclusão de um cadete aviador paraguaio e um cadete de infantaria boliviano.

Reconhecimento e Celebração com a Presença de Autoridades

Várias autoridades civis e militares prestigiaram a cerimônia, entre elas o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e o Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa.

Este evento, repleto de simbolismo e honra, sublinhou a importância do compromisso destes cadetes com o serviço, a honra e a defesa de sua nação. Eles agora carregam consigo um símbolo tangível dessa dedicação, um lembrete constante dos valores que são a espinha dorsal da Força Aérea Brasileira.