Capitão de Mar e Guerra (RM1) William de Sousa Moreira, convidado como Professor Visitante pelo King's College London

O Professor Doutor integrante do corpo docente da Escola de Guerra Naval (EGN), O Capitão de Mar e Guerra (RM1) William de Sousa Moreira, foi convidado pelo King’s College London (KCL) para a posição de Professor Visitante naquela Instituição. O convite representa o reconhecimento aos resultados alcançados na parceria acadêmica firmada em 2015 entre as duas instituições, por intermédio de um Memorando de Entendimentos. Esse instrumento administrativo possibilitou, desde então, realizar eventos, seminários, conferências, sessões tutoriais entre outras atividades acadêmicas, na EGN e no KCL, em benefício dos corpos docente e discente, profissionais e pesquisadores da Marinha do Brasil e de instituições parceiras.

Os resultados alcançados levaram à renovação do Memorando de Entendimentos por mais cinco anos, em uma cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada em dezembro de 2020, na EGN, que contou com a presença do Diretor do King’s Brazil Institute, Professor Vinicius M. Carvalho. A nova versão estende a parceria também ao Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e ao Instituto Naval de Pós-Graduação (INPG).

A posição de Professor Visitante foi ativada para o período de um ano, junto ao Departamento de Estudos de Defesa (Defence Studies Department), no qual está inserido o Corbett Centre for Maritime Policy Studies. A iniciativa representa um passo adiante para a parceria e ampliação das interações acadêmicas de interesse mútuo. No momento, está em andamento o projeto de coedição de um livro sobre Estudos Marítimos, com a participação de professores de ambas as instituições. O Comandante William Moreira é Professor da Linha III do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), que trata de Política, Gestão e Logística em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ambiente Marítimo.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui