Celebrando 25 anos de operação no setor de Defesa e Segurança, a Omnisys, empresa brasileira subsidiária do Grupo Thales no país, anuncia uma nova era de investimentos em novos negócios digitais, e a missão de dobrar sua capacidade, aumentando sua receita anual em 10% ao ano até 2027, desenvolvendo tecnologia local e avançando no mercado global.

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“Estamos empenhados em posicionar a Omnisys como uma eletronic house da Thales no mundo. O Brasil tem sido um celeiro de oportunidades para diversificação do nosso negócio. Em mais de duas décadas, construímos juntos uma história de muito sucesso, com reconhecimento mundial como centro de competência”, afirma Luiz Henriques, CEO da Omnisys.

A aposta para crescer mais é uma estratégia de multinegócios, que vai além da tradicional produção de radares de uso civil e militar, carro-chefe desde a fundação da empresa, em 1997. A sinergia com projetos da Thales em IoT (Internet das Coisas) e cibersegurança foi o ponto de partida para expansão do foco em novos serviços e mercados, como o de energia e ciberguerra.

Em parceria com equipes de IoT da Thales, a Omnisys está desenvolvendo uma linha de Smart Grids, medidores de consumo e geração de energia que tornam a rede elétrica mais conectada, tecnológica e alinhada com objetivos atuais do setor, de transição energética e sustentabilidade.

Acompanhando a revolução digital impulsionada pela própria Omnisys no segmento de radares, os equipamentos também ganham uma nova arquitetura, com dispositivos e softwares contra ataques cibernéticos, além de soluções de energia para mantê-los em funcionamento.

Projetos desenvolvidos recentemente para as Forças Armadas do Brasil complementam o novo portfólio voltado para exportação, como o STREV, a mais avançada instrumentação do mercado para avaliações de desempenho de foguetes, mísseis e munições; e o Seeker, míssil antinavio criado para atender à Marinha brasileira.

A nova fase da Omnisys está ancorada na dedicação da Thales à pesquisa e desenvolvimento – área que recebe 5% da receita anual do Grupo, de aproximadamente 1 bilhão de euros -, e na recente expansão da fábrica em São Bernardo do Campo (SP), que recebeu investimentos de R$ 15 milhões para novos 1.400 metros quadrados de instalação. No local passou a funcionar o Centro de Serviços Aviônicos, com oferta de serviços de reparo, controle de voos e sistemas elétricos de aeronaves civis e militares para toda a América Latina.

Hoje o Brasil representa mais de 50% da receita da Omnisys na América Latina, e a empresa está presente nos principais programas de defesa do governo federal, com 42 produtos e serviços certificados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED).

“A história da Omnisys sempre foi de crescimento. Crescemos em qualidade e nos tornamos um parceiro estratégico do país. Triplicamos o tamanho da empresa nos últimos cinco anos, nos fortalecendo como uma companhia brasileira a serviço do Brasil. Agora a marca acompanha nossa evolução, ajustando o foco para seu significado literal: omni, latim para “todos”; e Sys, que significa “sistemas”, finaliza Luciano Macafferi, diretor geral da controladora Thales no Brasil.