No dia 15 de agosto, um grupo muito especial cruzou os portões da Base Naval de Aratu (BNA), situada na bela Ilha de Maré, em Salvador. Alunos, pais e professores da Escola Municipal de Santana foram recebidos de braços abertos para uma visita institucional e recreativa que prometia ser inesquecível.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Recepção Calorosa

O Comandante da BNA, Capitão de Mar e Guerra Fernando Ataide de Melo, fez as honras da casa. Com um sorriso acolhedor, ele recepcionou os membros da instituição educacional, que logo se encantaram com a grandiosidade do complexo naval. A visita guiada incluiu um passeio pelos navios atracados no Cais A, onde os alunos puderam sentir um pouco do dia a dia dos marinheiros.

Escola Santana: Educação e Comunidade

A Escola Municipal de Santana não é uma escola comum. Ela pertence à Comunidade Quilombola de Santana e é focada na Educação Infantil. A Ilha de Maré, onde está situada, é um recanto de pescadores e marisqueiras, localizado a leste da Baía de Todos-os-Santos. A travessia até a ilha é uma aventura à parte: feita em barcos e canoas, leva aproximadamente 45 minutos até o Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe. A comunidade escolar é composta majoritariamente por famílias em situação de renda mínima, o que torna a educação um pilar fundamental para o futuro dessas crianças.

Um Encerramento Feliz

O dia especial na Base Naval de Aratu foi encerrado no quiosque da praia de Inema. Lá, um delicioso lanche foi servido, e o momento se tornou ainda mais especial com atividades recreativas. Foi um dia de alegria, aprendizado e integração, mostrando que a Base Naval é mais do que um complexo militar: é um espaço de comunidade e cultura.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).