O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado no Rio de Janeiro, teve a honra de receber, no dia 11 de outubro de 2023, uma comitiva especial. O grupo era composto por Oficiais de Nações Amigas, todos alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Esta visita representou uma oportunidade única de intercâmbio de conhecimentos e fortalecimento de laços entre o Brasil e outros países.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Visão Detalhada das Atividades do CCOPAB

Snapinsta.app 387168117 17996127221253031 7703171907299928963 n 1080

A visita começou com uma apresentação ministrada pelo Comandante do Centro. Ele detalhou as principais atividades realizadas pelo CCOPAB, destacando a preparação de militares, policiais e civis, tanto brasileiros quanto de nações amigas. Esses profissionais são treinados para atuar em missões de paz e desminagem humanitária, áreas de extrema importância e sensibilidade no cenário global.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Centro. Um dos pontos altos foi a visita ao “Memorial Haiti”, um espaço dedicado à memória e às contribuições brasileiras em missões de paz no Haiti. Além disso, a equipe de instrução do CCOPAB apresentou o material bibliográfico utilizado, proporcionando uma visão aprofundada sobre a preparação e condução das atividades de ensino.

Diversidade e Troca de Experiências

Snapinsta.app 387830633 17996127239253031 7780625744263595553 n 1080

A comitiva internacional era composta por quatorze oficiais estrangeiros, representando uma diversidade de países: Argentina, Guiana, Indonésia, Namíbia, Paraguai e Uruguai. Acompanhados de um instrutor brasileiro da EsAO, esses oficiais puderam interagir, trocar experiências e entender melhor o papel do Brasil em missões de paz e cooperação internacional.

Visitas como essa reforçam a posição do Brasil como referência em operações de paz e mostram a importância da cooperação e do intercâmbio entre nações. O CCOPAB, ao abrir suas portas para oficiais de diferentes países, não apenas compartilha conhecimento, mas também fortalece laços diplomáticos e promove a paz através da educação e da colaboração.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).