Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Seminário Marco Zero do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Recursos do Mar (REMAR) foi realizado entre os dias 18 e 19 de abril no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento teve como objetivo apresentar os projetos aprovados pelo PDPG e promover a interação entre docentes e pesquisadores, ampliando as pesquisas sobre o uso sustentável dos recursos da Amazônia Azul.
A CAPES e a Marinha do Brasil lançaram a chamada pública do Edital nº 35/2022-CAPES-PDPG-REMAR, que disponibilizou 28 bolsas de doutorado para 14 projetos de pesquisa, alinhados ao X Plano Setorial para os Recursos do Mar. A iniciativa também incluiu a possibilidade de embarque em navios da Marinha.
Sete propostas de projeto foram contempladas, abrangendo áreas temáticas como poluição marinha, ciências sociais e humanas aplicadas ao mar, planejamento espacial marinho e gerenciamento costeiro, e impactos e riscos na zona costeira associados às mudanças climáticas.
O Contra-Almirante Marco Antônio Linhares Soares, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, destacou a importância da formação de recursos humanos em ciência do mar e a necessidade de uma massa crítica de profissionais que pensem no mar 24 horas por dia, inspirando futuras gerações e contribuindo para o desenvolvimento e a independência acadêmica do Brasil em relação a outros países.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395