No dia 10 de abril, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, conduziu visitas significativas à Oceânica Empresa de Apoio à Navegação e à Praticagem São Francisco, localizadas em São Francisco do Sul-SC. Estas visitas são parte de uma série de iniciativas do Com5ºDN para reforçar laços e garantir a continuidade da segurança marítima e eficiência operacional nas instalações portuárias da região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

FORTALECIMENTO DA INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA

Durante sua estadia, o Vice-Almirante Fonseca Junior teve a oportunidade de explorar o Terminal Portuário Santa Catarina (TESC), um hub multimodal vital para o desenvolvimento econômico local e regional. Foram apresentados os aspectos operacionais do terminal, suas operações atuais e as perspectivas de expansão futura, destacando o papel crucial do terminal na cadeia logística do sul do Brasil.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA PRATICAGEM

A visita à Praticagem São Francisco (PSF) permitiu ao Almirante conhecer de perto as instalações avançadas, incluindo o simulador de manobras, que é fundamental para o treinamento e aperfeiçoamento das técnicas de navegação utilizadas pelos práticos. A Pilot Station, ou Atalaia, também foi um ponto de interesse, ressaltando a integração tecnológica e operacional que a Praticagem São Francisco emprega para garantir a segurança e a precisão nas operações de manobra dos navios que acessam o porto.

COMPROMISSO COM A SEGURANÇA E EFICIÊNCIA

blank

As visitas do Com5ºDN sublinham o compromisso da Marinha do Brasil com a melhoria contínua da segurança da navegação e das operações portuárias. Através de parcerias estratégicas com entidades como a Oceânica e a Praticagem São Francisco, o Com5ºDN reforça a importância de uma colaboração sólida entre a Marinha e as instituições civis que operam no coração das atividades marítimas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).