Quatis (RJ) e Porto Real (RJ) – Nos dias 15 a 17 de setembro de 2022, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), por meio de uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT), apoiou o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), aplicado ao Batalhão de Infantaria Leve de Força de Paz, composto por militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), que foi ofertado pelo Brasil ao Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Exercício, composto inteiramente por atividades práticas, contou com 78 incidentes que simulavam situações que ocorrem em missões de paz, com ênfase nas seguintes tarefas: patrulhamento ostensivo, operação de busca e apreensão, escolta de comboio, coordenação civil-militar, ocupação de bases temporárias, desobstrução de vias, ação cívico-social, proteção de civis e regras de engajamento.

Esta edição do EAOP contou com o apoio do Comando de Aviação do Exército, do Centro de Adestramento-Leste e de diversas OM subordinadas à 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), que contribuíram para a certificação dos 688 militares que compõem o Batalhão de Infantaria Leve de Força de Paz.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).