Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” participou, no período de 27 a 30 de setembro de 2022, do 39° Simpósio Internacional de Teste e Avaliação (T&A), evento organizado pela International Test & Evaluation Association (Associação Internacional de Teste e Avaliação), que ocorreu na cidade de Virginia Beach, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América, e cujo tema central foi “Forjando as Ferramentas de Teste e Avaliação do Século XXI, na Era da Competição Econômica Global”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Simpósio abordou variados assuntos atinentes ao segmento de Teste e Avaliação, dentre os quais: o processo de T&A aplicado ao longo do Ciclo de Vida dos materiais, a incorporação de T&A nos contratos de aquisição e a aplicação de T&A em tecnologias críticas e emergentes do século XXI.

O evento, internacionalmente reconhecido, teve como palestrantes comandantes de unidades militares norte-americanas do segmento de T&A, a saber: Air Force Operational Test and Evaluation Center (AFOTEC), U.S. Army Test and Evaluation Command (ATEC), Space Training and Readiness Command (STARCOM), Joint Interoperability Test Command (JITC), Operational Test & Evaluation Force (OPTEVFOR) e Marine Corps Operational Test and Evaluation Activity (MCOTEA), bem como membros do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, professores de diversas universidades e profissionais do ramo de T&A de diversos países.

A participação do CAEx, representado pelo Coronel Ismael Campos Cardoso e pelo Capitão Rafael Vitor Guerra Queiroz, contribuiu significativamente para maior inserção do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército na comunidade internacional de T&A, por meio de contatos com entidades internacionais do segmento e para o aperfeiçoamento e a consolidação das boas práticas utilizadas nos processos empregados na obtenção de Sistemas e Materiais de interesse da Força Terrestre.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).