Na noite de quarta-feira, 12 de julho, um evento de grande significado aconteceu no Clube Naval de Brasília. A Marinha do Brasil (MB) promoveu a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Naval (OMN), uma das mais altas comendas da Marinha. A presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, denotava a importância do evento. Personalidades de destaque do Brasil e de Portugal foram admitidas no Quadro Suplementar da OMN, no Grau Grande-Oficial, incluindo o Embaixador de Portugal no Brasil, Ministros de Estado, Senadores, Deputados Federais, entre outras autoridades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Ordem do Mérito Naval

Criada pelo Decreto n⁰ 24.659, de 4 de Julho de 1934, a Ordem do Mérito Naval tem um objetivo nobre: agraciar militares da Marinha do Brasil que se distinguiram em sua profissão. Contudo, essa honraria não se limita a premiar apenas os militares. Corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, bem como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, também podem ser homenageadas caso tenham prestado relevantes serviços à MB.

O Papel dos Oceanos e a Homenagem da Marinha

foto2 13072023
Uma personalidade de Portugal, além de Ministros, Senadores e Deputados do Brasil receberam a comenda

Durante seu discurso, o Comandante da Marinha enfatizou a importância dos oceanos nas relações internacionais. Para ele, são instrumentos de poder e diferenciadores no processo de evolução da humanidade. As nações com vocação marítima, que se lançaram para desbravar os oceanos, alcançaram pujança econômica e protagonismo global. Nesse sentido, ele ressaltou a crescente intenção política e estratégica do Brasil no concerto das nações.

A Importância da Comenda

Entre os agraciados, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da condecoração. Ela ressaltou a trajetória da Marinha e sua contribuição nas áreas de saúde e ciência, tecnologia e inovação. De fato, a comenda simboliza a honra e o reconhecimento pelo trabalho realizado, seja por brasileiros ou estrangeiros, em prol da Marinha e do país.

A Campanha “Brasileiros rumo ao mar”

A cerimônia também foi marcada pela exibição do filme institucional da campanha “Brasileiros rumo ao mar”. A campanha convida a sociedade brasileira a refletir sobre a importância das riquezas existentes no mar e a necessidade de proteção dessa área. Os espaços marítimos brasileiros, conhecidos como Amazônia Azul, somam cerca de 5,7 milhões de Km². A cerimônia foi, portanto, um lembrete da importância do mar para a segurança, a economia e a soberania do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).