Seminário Marco Zero do PDPG-REMAR promove interação e ampliação das pesquisas sobre recursos da Amazônia Azul

Evento realizado pela CAPES e Marinha do Brasil visa incentivar o uso sustentável dos recursos do mar e fortalecer a qualificação de recursos humanos na área

Mesa composta por representantes de instituições que contribuíram com palestras durante o seminário

O Seminário Marco Zero do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Recursos do Mar (REMAR) foi realizado entre os dias 18 e 19 de abril no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento teve como objetivo apresentar os projetos aprovados pelo PDPG e promover a interação entre docentes e pesquisadores, ampliando as pesquisas sobre o uso sustentável dos recursos da Amazônia Azul.

materia hj capa

A CAPES e a Marinha do Brasil lançaram a chamada pública do Edital nº 35/2022-CAPES-PDPG-REMAR, que disponibilizou 28 bolsas de doutorado para 14 projetos de pesquisa, alinhados ao X Plano Setorial para os Recursos do Mar. A iniciativa também incluiu a possibilidade de embarque em navios da Marinha.

Sete propostas de projeto foram contempladas, abrangendo áreas temáticas como poluição marinha, ciências sociais e humanas aplicadas ao mar, planejamento espacial marinho e gerenciamento costeiro, e impactos e riscos na zona costeira associados às mudanças climáticas.

O Contra-Almirante Marco Antônio Linhares Soares, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, destacou a importância da formação de recursos humanos em ciência do mar e a necessidade de uma massa crítica de profissionais que pensem no mar 24 horas por dia, inspirando futuras gerações e contribuindo para o desenvolvimento e a independência acadêmica do Brasil em relação a outros países.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile