Comitiva do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas em visita operativa à Operação “Ágata”

A Operação “Ágata Arco Sul-Sudeste 2022” está sendo realizada desde 24 de maio nas rodovias, hidrovias e área marítima adjacente aos estados de São Paulo (SP) e Paraná (PR).

A Marinha coordena essa operação interagências, que conta com a participação dos meios operativos da Força de Fuzileiros da Esquadra, Força de Superfície, Força Aeronaval, Comando Naval de Operações Especiais e organizações militares subordinadas ao Comando do 1º Distrito Naval, Comando do 8º Distrito Naval e Comando do 6º Distrito Naval.

Com o objetivo de coibir os ilícitos transfronteiriços (descaminho, contrabando e tráfico) na área de operação e fortalecer a presença do Estado na região, a Operação “Ágata” faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, e conta com a participação de 2.500 integrantes, entre militares da Marinha, Exército, Força Aérea, e agentes dos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Federal, Estadual e Municipal.

blank
Comitiva do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas
em visita operativa à Operação “Ágata”

Até o momento, a operação já realizou a apreensão de 9 veículos irregulares, 12 pessoas com mandados de prisão em aberto e flagrante delito, 11 embarcações apreendidas, 509,5 quilos de drogas, diversas armas e munição, cerca de 1200 pacotes de cigarros contrabandeados e equipamentos eletrônicos.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui