Imagem da ONU/Unmiss

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que uma das partes envolvidas na guerra do Sudão ocupou o Laboratório Nacional de Saúde Pública, localizado na capital Cartum. O local armazena amostras isoladas de patógenos de alto risco, como as bactérias da cólera e poliomielite. A OMS expressou profunda preocupação com a situação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Coletiva de imprensa da ONU

O representante da OMS no Sudão, Dr. Nima Saeed Abid, participou de uma coletiva de imprensa das Nações Unidas em Genebra, falando por videoconferência de Porto Sudão, onde foi evacuado devido aos combates. Ele informou que a facção em questão expulsou todos os técnicos do laboratório e está usando o edifício como instalação militar.

Risco de ameaça biológica

Com a capital sudanesa enfrentando escassez de energia elétrica, o Dr. Abid alertou sobre o alto risco de ameaça biológica devido à expulsão dos técnicos e possíveis cortes de energia no laboratório. A falta de energia e a ausência de especialistas podem comprometer a segurança e a integridade das amostras armazenadas.

Conflito no Sudão

O país africano está enfrentando confrontos entre as forças armadas, lideradas pelo general Abdel Fattah al-Burhan, e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF), chefiados pelo general Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti. A situação instável aumenta a preocupação em relação à segurança do laboratório e ao risco de propagação de doenças.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).