Evento é a primeira rodada de análise a ser conduzida pela Escola

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia foi o tema da primeira rodada acadêmica realizada pela Escola de Guerra Naval (EGN), no dia 11 de março, no Auditório Tamandaré, para os Oficiais-alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A rodada tem como propósito promover um espaço para discussões, compartilhar experiências e, principalmente, desenvolver um pensamento crítico dos alunos sobre o assunto. O evento é a primeira rodada de análise a ser conduzida pela EGN, que já tem uma segunda programada, mas ainda sem data, para abordar as questões militares do conflito, com foco no emprego do poder naval.

dweafse5t7rioikjry
Análise do conflito, à luz da Geopolítica,
do Direito Internacional e da Economia Azul

O evento contou com as apresentações do Professor de Política e Estratégia da EGN, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Faria de Mattos, que abordou sobre as perspectivas geopolíticas do embate das duas nações; do Instrutor de Direito Internacional da EGN, Capitão de Mar e Guerra José Carlos Pinto, que fez uma análise do tema sob a lente do Direito Internacional; e do Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da EGN, Professor Doutor Thauan dos Santos, que apresentou os impactos na Economia Azul Global desencadeados pelo conflito.
No período da tarde, os Oficiais-Alunos do C-PEM foram divididos em três Grupos Temáticos para discutir o assunto e apresentar uma análise do conflito aos palestrantes.

Além dos Oficias-alunos do C-PEM e do corpo docente da EGN, também estiveram presentes Almirantes de diversas organizações militares.

Acesse e confira o vídeo sobre o evento: https://youtu.be/lK0lGjHW9SQ

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).