O Navio de Apoio Oceânico “Mearim”, uma peça-chave sob o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, mostrou mais uma vez sua importância estratégica nos dias 14 e 15 de agosto. Com uma missão bem-sucedida, o navio forneceu apoio logístico essencial aos meios ligados ao Comando em Chefe da Esquadra. Uma das principais tarefas foi a transferência de água para as Fragatas “União” e “Independência”, ambas ancoradas no Porto do Rio Grande.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Exercícios Inéditos e Capacitação

imagem 2023 08 28 101546437

Além de suas tarefas regulares, o NApOc “Mearim” também realizou um exercício inédito com uma das Fragatas da Classe Niterói. O exercício, denominado Transferência de Óleo no Mar (TOM), foi conduzido com a Fragata “União”. Este treinamento não só reforçou a capacidade do NApOc “Mearim” como uma plataforma de Apoio Logístico Móvel, mas também demonstrou a habilidade da Marinha em adaptar-se e aprender. A capacidade logística do “Mearim” é vital, pois permite que as Forças Navais permaneçam mais tempo em operações e melhora o treinamento das tripulações envolvidas.

Reconhecimento e Visita Importante

imagem 2023 08 28 101604624

Durante uma das operações de atracação com a Fragata “União”, o NApOc “Mearim” teve a honra de receber a visita do Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite. Sua presença não só sublinhou a importância desses exercícios para a Marinha do Brasil, mas também reconheceu a contínua excelência operacional do navio.

O NApOc “Mearim” continua a ser um pilar de força e versatilidade para a Marinha do Brasil. Com sua capacidade de realizar tarefas logísticas cruciais e participar de exercícios inovadores, o navio demonstra o compromisso da Marinha em manter-se na vanguarda da excelência marítima.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).