De 15 a 18 de agosto, Angra dos Reis será palco do Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear. A iniciativa tem como meta principal avaliar a eficácia da estrutura de resposta em situações de emergência, validar os planos já estabelecidos e identificar pontos de melhoria. Tudo isso está alinhado ao Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ), que visa proteger a população, o meio ambiente, as usinas nucleares e todos os profissionais envolvidos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Programação e Atividades

A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 15, às 10h, na sede da Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis. Neste dia, a população terá a oportunidade de conhecer de perto os materiais, equipamentos e veículos que serão usados durante o exercício em uma exposição no Colégio Naval. Nos dias 16 e 17, diversas simulações práticas serão realizadas, como a ativação de sirenes, distribuição de kits de iodeto de potássio, evacuações e coletas de amostras em diferentes regiões. Essas atividades simulam diferentes cenários de emergência e níveis de segurança física nuclear.

Participação de Autoridades e Avaliação

No dia 17, o general Marcos Antonio Amaro dos Santos, ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), estará presente para acompanhar o exercício. Estão programadas visitas a hospitais de campanha, à central nuclear e outros pontos estratégicos. O ministro também realizará um sobrevoo de helicóptero pela área de operação. O último dia, 18, será dedicado à avaliação do exercício, coordenado pelo GSI.

Mobilização e Integração

Este exercício é resultado da colaboração entre diversas entidades civis e militares. Estima-se a mobilização de cerca de 60 instituições e centenas de profissionais em diferentes níveis de governo. Para aqueles interessados em participar como voluntários, a Defesa Civil de Angra dos Reis e Paraty disponibilizou contatos para mais informações. Além disso, durante o período do exercício, hospitais de campanha montados pela Marinha do Brasil e pelo Exército Brasileiro oferecerão atendimentos médicos à população, sem necessidade de agendamento.