A boia de amarração contribuirá para o apoio logístico nas missões realizadas na Estação Científica do Arquipélago São Pedro e São Paulo

O Navio Hidrográfico Balizador (NHiB) “Comandante Manhães”, subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste (SSN-3), concluiu, em 14 de julho, a comissão de Lançamento da Boia de Amarração no Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A boia de amarração contribuirá para o apoio logístico nas missões realizadas pelos meios navais, pertencentes ao Comando do 3º Distrito Naval, para a Estação Científica do Arquipélago São Pedro e São Paulo, localizada a aproximadamente 1.000 km do estado do Rio Grande do Norte.

Durante a comissão, foram empregados militares do NHiB “Comandante Manhães”, do SSN-3, da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal e mergulhadores do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.

O Arquipélago de São Pedro e São Paulo garante ao Brasil 450 mil km² de área marítima em seu entorno, na qual o País tem o direito soberano para fins de exploração, aproveitamento, conservação e gestão de recursos naturais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).