Na noite do dia 23 de agosto, o Salvamar Sul Sueste, setor especializado em Busca e Salvamento (SAR) da Marinha do Brasil (MB), foi acionado para uma situação de emergência. O Navio Graneleiro “Kerveros”, de bandeira panamenha e com destino a Cingapura, enviou um pedido de assistência médica. Um de seus tripulantes sofreu um acidente e apresentava sintomas de uma possível lesão no crânio. Mesmo estando consciente e sem sinais aparentes de sangramento, o estado do tripulante era preocupante: ele se mostrava letárgico e não respondia a estímulos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ação rápida e telemedicina

A equipe médica da MB, utilizando recursos de telemedicina, avaliou o estado do tripulante e identificou a urgência da situação. Ficou claro que era necessário realizar uma evacuação imediata. Sem perder tempo, o Salvamar Sul Sueste acionou a Aeronave de Serviço da Esquadra (N3037), que rapidamente se dirigiu ao ponto de encontro com o navio, com o objetivo de realizar a evacuação aeromédica.

Resgate bem-sucedido

WhatsApp Image 2023 08 24 at 19.56.21

Ao amanhecer de ontem 24, em uma operação que exigiu precisão e habilidade, a aeronave N3037 conseguiu resgatar o tripulante em perigo. Após o resgate bem-sucedido, o paciente foi levado ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Lá, uma ambulância já estava à espera para transportá-lo ao hospital Pinheiro Machado, localizado em Laranjeiras, garantindo que ele recebesse o atendimento médico necessário o mais rápido possível.

Compromisso com a segurança marítima

A Marinha do Brasil, mais uma vez, demonstra seu comprometimento com o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo. A instituição reforça a importância da participação da sociedade em situações de emergência náutica e destaca o telefone 185 como canal direto para denúncias e emergências no mar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).