No período de 10 a 14 de julho, militares da Escola de Instrução Especializada (ESIE) situada no Rio de Janeiro, marcaram presença em um importante treinamento internacional. Eles participaram do Curso Avançado de Proteção Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (QBRN), realizado na Escola de Engenheiros do Exército Uruguaio, na República Oriental do Uruguai.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivo do Curso QBRN

Snapinsta.app 360130138 2532652370235605 1174620252806391849 n 1080

Este curso de alto nível tem a finalidade de desenvolver habilidades essenciais para o manejo de situações de emergência de natureza química, biológica, radiológica e nuclear. Entre as competências desenvolvidas estão o planejamento, a organização e a coordenação de atividades de resposta a emergências QBRN, seguindo as orientações do Sistema de Comando de Incidente (SCI).

A Experiência dos Militares da ESIE no Uruguai

Durante o curso, o Maj Fabrício Brinati Dornelas e o 1º Sgt Djalma Martins Junior tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes o Sistema Nacional de Emergências (SINAE) do Uruguai. Além disso, eles ministraram instruções sobre a Defesa QBRN do Exército Brasileiro e participaram ativamente no planejamento de incidentes simulados. O encerramento do curso foi marcado por um exercício prático no Aeroporto Internacional de Carrasco, onde o Maj Brinati atuou como Comandante do Incidente e o 1º Sgt Djalma, como chefe da equipe de reconhecimento.

O Apoio e a Dedicação da ESIE

A participação dos militares da ESIE neste treinamento contou com o apoio irrestrito do Adido do Exército Brasileiro no Uruguai, Coronel Eng Damásio Douglas Nogueira Junior e do Auxiliar do Adido, Subtenente Nilson Evangelista Bueno. A ESIE reforça sua tradição de manter seus quadros atualizados e altamente especializados, com o constante aprimoramento dos 40 cursos e estágios oferecidos pela Escola. É com essa dedicação que a ESIE mantém seu status de “Berço da Especialização no Exército”.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).