Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No período de 10 a 14 de julho, militares da Escola de Instrução Especializada (ESIE) situada no Rio de Janeiro, marcaram presença em um importante treinamento internacional. Eles participaram do Curso Avançado de Proteção Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (QBRN), realizado na Escola de Engenheiros do Exército Uruguaio, na República Oriental do Uruguai.
Objetivo do Curso QBRN
Este curso de alto nível tem a finalidade de desenvolver habilidades essenciais para o manejo de situações de emergência de natureza química, biológica, radiológica e nuclear. Entre as competências desenvolvidas estão o planejamento, a organização e a coordenação de atividades de resposta a emergências QBRN, seguindo as orientações do Sistema de Comando de Incidente (SCI).
A Experiência dos Militares da ESIE no Uruguai
Durante o curso, o Maj Fabrício Brinati Dornelas e o 1º Sgt Djalma Martins Junior tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes o Sistema Nacional de Emergências (SINAE) do Uruguai. Além disso, eles ministraram instruções sobre a Defesa QBRN do Exército Brasileiro e participaram ativamente no planejamento de incidentes simulados. O encerramento do curso foi marcado por um exercício prático no Aeroporto Internacional de Carrasco, onde o Maj Brinati atuou como Comandante do Incidente e o 1º Sgt Djalma, como chefe da equipe de reconhecimento.
O Apoio e a Dedicação da ESIE
A participação dos militares da ESIE neste treinamento contou com o apoio irrestrito do Adido do Exército Brasileiro no Uruguai, Coronel Eng Damásio Douglas Nogueira Junior e do Auxiliar do Adido, Subtenente Nilson Evangelista Bueno. A ESIE reforça sua tradição de manter seus quadros atualizados e altamente especializados, com o constante aprimoramento dos 40 cursos e estágios oferecidos pela Escola. É com essa dedicação que a ESIE mantém seu status de “Berço da Especialização no Exército”.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395