Quando se fala em esportes de precisão, o tiro prático certamente se destaca. E, recentemente, o Brasil teve um motivo especial para celebrar: o 1° Sargento da Marinha, Aurélio França, não só representou o país, mas também levou para casa a 1° Medalha Presidencial do Tiro Prático no renomado evento da IPSC Internacional. O que torna esta conquista ainda mais impressionante, já que Aurélio França foi o único militar da Marinha a receber tal honraria, a maior no mundo do tiro prático.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Brilho da Marinha no Esporte

WhatsApp Image 2023 09 02 at 09.22.31

Para aqueles que acompanham o mundo dos esportes, esta conquista não apenas coloca 1º Sargento Aurélio França em destaque, mas também projeta a Marinha Brasileira para um cenário de reconhecimento global. A habilidade, o treinamento e a dedicação exigidos para alcançar este nível de excelência são, sem dúvida, reflexos dos valores e do comprometimento da Marinha com a excelência em todas as suas atividades. O fato de Aurélio ser o único de sua instituição a alcançar tal feito só reitera a magnitude de sua conquista.

Conhecendo a IPSC: Mais que um Esporte, uma Paixão Global

Mas, o que exatamente é a Confederação Internacional de Tiro Prático (IPSC)? Fundada com o propósito de promover e aprimorar o esporte do tiro prático, a IPSC tem um papel fundamental na manutenção da integridade e da segurança do esporte. Sua missão vai além da competição: ela visa garantir o uso recreativo e seguro de armas de fogo por pessoas responsáveis e de bom caráter. Por trás de cada evento, há uma dedicação profunda em assegurar que os princípios do esporte sejam mantidos, sempre buscando a evolução e o crescimento saudável da prática.

A Jornada Continua

WhatsApp Image 2023 09 01 at 19.49.46

Este feito do Sargento França não é apenas uma medalha em sua coleção, mas um marco para o esporte brasileiro e para a Marinha. E, enquanto o Brasil celebra esta conquista, uma coisa é certa: os olhos do mundo estão voltados para os próximos passos deste atirador talentoso e para o futuro brilhante do tiro prático brasileiro no cenário internacional.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).