Membros do GRUSEF (Grupo Sergipano de Estudos da FEB) participaram ontem da formatura alusiva à comemoração do Dia do Exército Brasileiro e aos 80 anos da instalação do Batalhão na Colina 18 do Forte, em Aracaju. A cerimônia contou com a presença de autoridades militares e civis, e teve como objetivo homenagear a história e a contribuição do 28° Batalhão de Caçadores para o Exército Brasileiro e para o estado de Sergipe.

Criação do Espaço Cultural no Batalhão de Caçadores

Graças a uma iniciativa do Tenente-Coronel de Infantaria Leandro César Pimentel Alves, comandante da Organização Militar, está sendo criado um Espaço Cultural no Batalhão de Caçadores para contar a história do batalhão e sua participação em eventos marcantes, como a Segunda Guerra Mundial. O GRUSEF foi convidado a colaborar na concepção desse espaço, compartilhando seu conhecimento e acervo sobre a atuação de Sergipe no conflito.

A importância do 28° Batalhão de Caçadores durante a Segunda Guerra Mundial

O 28° Batalhão de Caçadores teve uma participação expressiva na logística de resgate das vítimas do primeiro ataque da Alemanha em território brasileiro, em 1942, que levou o Brasil a declarar guerra à Alemanha e à Itália. Soldados do batalhão auxiliaram no resgate de vítimas e itens que ficaram espalhados ao longo do litoral sergipano, além de orientar comunidades locais sobre como lidar com a situação.

Como símbolo dessa colaboração entre o GRUSEF e o Batalhão de Caçadores, foi entregue ontem um item histórico e original do acervo do grupo: um capacete usado durante o conflito na Itália. Esse item foi doado ao GRUSEF pelo presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB-BH, Senhor Marcos Renault, um dos mais respeitados especialistas no tema e grande apoiador do grupo sergipano.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).