O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) realizou, no dia 28 de outubro, a entrega da premiação aos vencedores do 5º Festival de Fotografias Militares. Foram premiados três militares na categoria Geral e um na categoria Internet.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Quase 330 fotografias de 88 participantes foram inscritas no festival. Um júri técnico selecionou as 20 melhores, que foram para a votação popular. A foto mais votada pelo público é de autoria do Cabo Marllon Guedes Lucinda Souza, do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista. Ele foi o terceiro colocado geral em 2019 e voltou a ser premiado em 2021. A relação do militar com a fotografia começou cedo. “Meu pai me criou com a fotografia e, desde criança, tinha uma máquina dentro de casa. Quando tinha 12 anos, ele começou a me ensinar”, conta o militar que fez um curso tecnólogo em fotografia.

Já na categoria Geral, foram premiados o Cabo Matheus Henrique Araújo, do 1º Batalhão de Comunicação de Selva, o Soldado Euclides Pegado Fagundes, do Centro de Instrução de Operações Especiais, e o Cabo Daniel Gomes Viana, do 20º Batalhão Logístico Paraquedista, respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugares – todos classificados pelo júri profissional. “Comecei a trabalhar com a fotografia no Exército, depois fiz estudos individualmente e fiz a faculdade de design gráfico “,  relata o Cabo Araújo.

A solenidade foi realizada no Salão de Honra do CCOMSEx e contou com a presença do Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes. “O Festival de Fotografias Militares tem o objetivo claro de fortalecer o Sistema de Comunicação Social do Exército além de estimular o desenvolvimento técnico pelo país afora”, destacou o General Vendramin.

Fonte: CCOMSEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).