Na última terça-feira, dia 16 de março, a Câmara de Vereadores do Recife foi palco de uma sessão solene dedicada a homenagear o Exército Brasileiro, em antecipação às celebrações dos 376 anos de sua fundação, oficialmente comemorados em 19 de abril. O evento foi uma iniciativa do Vereador Tadeu Calheiros, que destacou a importância histórica e cultural da instituição para o Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Heróis de Guararapes: O Berço do Exército Brasileiro

A cerimônia ressaltou os Heróis de Guararapes, considerados o berço da nacionalidade brasileira e a gênese do Exército Brasileiro. Esses heróis simbolizam o início da luta pelo território nacional e a formação de uma identidade coletiva que transcende séculos.

Palavras do Comando

blank

O General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante Militar do Nordeste, expressou gratidão pela homenagem e enfatizou a relevância do Exército na promoção dos valores cívicos e patrióticos, especialmente entre os cidadãos do Recife. Em seu discurso, o General destacou a contribuição contínua da Força Terrestre para a sociedade, reiterando seu papel não apenas na defesa nacional, mas também como um pilar de união e respeito mútuo entre os brasileiros.

Impacto Cultural e Social

A sessão solene na Câmara de Vereadores do Recife não apenas reconheceu a importância militar do Exército, mas também seu impacto profundo na cultura brasileira. Celebrar o Exército Brasileiro é reconhecer uma entidade que tem sido central na história e no desenvolvimento do Brasil como nação.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).