O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) realizou, no dia 30 de novembro, cerimônia de ativação da carreira de encalhe da Base Fluvial de Ladário (BFLa), que passou por manutenção e ampla modernização técnica. O evento foi presidido pelo Comandante de Operações Navais e reuniu Praças e Oficiais do Departamento Industrial da BFLa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A obra da carreira de encalhe consistiu na troca do sistema de acionamento: o motor a combustão foi substituído por motor elétrico e painéis de comando. A carreira possui inclinação de quatro graus, 80 metros de comprimento e capacidade de içar e lançar embarcações de até 200 toneladas.

Para o Comandante da BFLa, Capitão de Mar e Guerra Anthony Steve de Lima Barros Pereira, “tal conquista permitirá maior flexibilidade e capacidade de manutenção dos meios navais, uma vez que será alternativa ao Dique Getúlio Vargas”. O processo licitatório teve início em maio deste ano, o projeto executivo foi aprovado pelo setor técnico em julho, as obras tiveram início em agosto e foram concluídas em 30 de novembro, data da ativação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).