A Equipe Móvel Especializada em Operações na Selva (JWMTT, acrônimo em inglês) na Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) iniciou o programa de treinamento para o Batalhão da África do Sul e Unidade de Inteligência Tática (TIU), ambos da “United Nations Force Intervention Brigade (FIB)”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O módulo de treinamento tem a duração de três semanas, nas quais os participantes realizam adestramento nas principais técnicas, táticas e procedimentos (TTP) em ambiente de selva, assim como orientação, tiro de ação reflexa (TAR), técnicas de ação imediata (TAI), patrulhas, técnicas de ação no objetivo (TAO), entre outras.

O treinamento ocorre na modalidade Training of Trainers (ToT), isto é, o programa é aplicado aos quadros da unidade adestrada, os quais, posteriormente, retransmitem o conhecimento aos demais integrantes.

A Equipe Móvel Especializada em Operações na Selva é composta por 13 oficiais e sargentos guerreiros de selva, sendo 11 do Exército Brasileiro, um da Marinha do Brasil e um da Força Aérea Brasileira.

Fonte: Equipe Móvel Especializada em Operações na Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).