A Escola Superior de Defesa (ESD) iniciou, nesta segunda-feira (13/03), o Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE 2023). Esta é a 27ª edição, sendo a terceira na ESD, em Brasília (DF). O objetivo do Curso é desenvolver competências para o exercício de funções na área de Inteligência Estratégica na Administração Pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

27a6517e 9234 4832 9f3d 611b2563147b

Abertura do Curso

O Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, realizou a abertura do curso, destacando a importância da troca de informações entre os participantes e a diversidade do público envolvido.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Expectativas dos Participantes

Major PM-AM Mesquita Feitoza e Major PM-PA Zariff Said de Lima, alunos do curso, expressaram suas expectativas em relação ao aprendizado que poderão levar às suas respectivas instituições e áreas de trabalho.

CSIE 2023

O curso terá carga horária de 478 horas/aula e duração de 13 de março a 30 de junho, em fase presencial, incluindo Estudos Interdisciplinares de Campo a serem realizados em diversas instituições e órgãos estratégicos.

7fd203f9 48aa 4843 aef1 c63c4ac73e38

Participantes

A turma do CSIE 2023 é composta por 43 alunos, sendo 12 militares das três Forças Armadas, dez militares das Forças Auxiliares e 21 civis de Órgãos de Segurança Pública e de outras estruturas de Estado, reunindo, ao todo, 32 instituições e órgãos da administração pública.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).