O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das instituições mais prestigiadas do Brasil na formação de engenheiros, sediará o segundo Fórum de Educação em Engenharia (EEF-2024), em São José dos Campos, de 16 a 18 de maio. O evento abordará o impacto da engenharia no avanço econômico do país e sua contribuição essencial no processo de inovação industrial brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inovação e educação como pilares do progresso

As discussões do fórum incluirão temas atuais de grande relevância como tecnologia, desenvolvimento sustentável e o papel do ensino na formação de uma nova geração de engenheiros. O EEF-2024 se destaca como uma plataforma multidisciplinar, projetada para antecipar os desafios futuros da engenharia, combinando teoria e prática em um diálogo construtivo entre acadêmicos, profissionais e estudantes.

Programação e destaques do evento

O fórum oferecerá uma programação diversificada, incluindo mesas redondas e palestras com temas como inteligência artificial, transformação do mercado de trabalho, políticas de inovação e sustentabilidade. Além disso, haverá debates sobre a integração da inovação nos processos educacionais, visando melhor preparar os profissionais para os desafios e oportunidades da atualidade.

Engajamento com a comunidade e impacto a longo prazo

O evento também será uma oportunidade para networking e troca de experiências entre os participantes, promovendo uma maior integração entre as áreas de educação e indústria. Com a presença de grandes nomes da academia, governo e setor privado, o EEF-2024 promete ser um marco importante para todos os envolvidos no futuro da engenharia no Brasil.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).