No cerne da Força Aérea Brasileira (FAB), há uma riqueza incalculável de legado, tradição e história. Esses são os valores definidores dos veteranos, os militares dedicados e profissionais que contribuíram significativamente para o crescimento e a realização de projetos duradouros na FAB. Seus esforços não são apenas notáveis, mas também uma inspiração para as gerações futuras de militares.

O Dia do Veterano na FAB

220715BIA6936 Bianca Viol

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) Nº 11-127/2020 solidificou a importância desses veteranos ao estabelecer o dia 16 de julho como o Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira. Esta data significativa remonta a 1945 e marca o retorno dos bravos guerreiros que lutaram nos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A medida tem como objetivo reconhecer os homens e mulheres que vestiram o azul aeronáutico com honra e dedicação, valorizando assim os profissionais que trabalharam incansavelmente para a grandeza da FAB ao longo de toda a sua história.

A Semana dos Veteranos 2023

Para comemorar essa data, está sendo realizada a Semana dos Veteranos 2023 até o dia 17 de julho, na sede da Base de Recepção de Veteranos (BREVET), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). O evento é repleto de palestras, atividades culturais, serviços imobiliários, de saúde, estética e identificação, bem como uma visita guiada ao MUSAL. O Secretário de Economia Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, destaca a importância do evento que serve para reunir aqueles que dedicaram uma parte significativa de suas vidas à FAB em um ambiente que traz à memória os bons tempos da caserna.

III Encontro de Veteranos e o significado do termo “Veterano”

BREVET 3

Além disso, no dia 24 de maio, a BREVET realizou o III Encontro de Veteranos, durante o qual o Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, de 99 anos, ressaltou que a cerimônia traz um sentimento de valorização para aqueles que contribuíram para o crescimento da FAB. O termo “Veterano” é comumente utilizado para designar alguém experiente e, no meio militar, refere-se a uma pessoa que serviu por muitos anos nas Forças Armadas. Esses homens e mulheres exemplificam os princípios de Patriotismo, Disciplina, Comprometimento, Profissionalismo e Integridade, que se tornaram pilares da instituição.

Ao celebrar o Dia do Veterano, a Força Aérea Brasileira não só homenageia aqueles que deixaram uma marca indelével na história da instituição, mas também reafirma seu compromisso de manter os elevados padrões e tradições estabelecidos por esses indivíduos notáveis.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).