No coração de Cuiabá, a Escola Militar Tiradentes abriu suas portas no dia 28 de julho para um evento especial: o 2° Workshop de Cursos, Carreiras e Profissões Militares. Com o objetivo de iluminar o caminho dos jovens na difícil tarefa de escolher uma profissão, o evento reuniu profissionais de diversas áreas militares, proporcionando aos alunos uma visão ampla e detalhada sobre as diferentes carreiras disponíveis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marinha do Brasil: Uma Carreira de Destaque

O stand da Marinha do Brasil (MB) foi um dos pontos altos do evento, atraindo a atenção de cerca de 350 alunos curiosos. Eles tiveram a oportunidade de assistir palestras e receber orientações sobre como ingressar na Força e os detalhes da carreira militar. Além disso, os militares da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) realizaram demonstrações práticas, como navegação na lancha da Capitania e a importância do uso do colete salva-vidas. A atuação e a relevância da MB no estado do Mato Grosso também foram destacadas, reforçando o papel fundamental da instituição na região.

Diversidade de Carreiras

O workshop não se limitou apenas à Marinha. Outras instituições marcaram presença, como o Corpo de Bombeiros de MT, a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEIP), Academia de PM Costa Verde, Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP), 13ª Brigada de Infantaria motorizada e a Força Aérea Brasileira (FAB). Essa diversidade proporcionou aos alunos uma visão abrangente das múltiplas possibilidades dentro das carreiras militares, permitindo-lhes fazer uma escolha informada e alinhada com seus interesses e paixões.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).