O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, nesta quarta-feira (22/12), no prédio do Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF), o Diretor-Geral da Polícia Federal (PF), Paulo Gustavo Maiurino, e o Diretor de Administração e Logística da PF, André Viana Andrade, para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal. Também participaram da reunião Oficiais-Generais da Aeronáutica.

i21122217221707119O evento contou, ainda, com a presença do Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Luis Flávio Zampronha de Oliveira; o Diretor de Inteligência Policial, Rodrigo Carneiro Gomes; o Diretor-Executivo da PF, Sandro Torres Avelar; o Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação da PF, Alessandro Moretti; e o Diretor Técnico-Científico da PF, Nivaldo Poncio.

A assinatura do Acordo tem por objetivo a Cooperação Técnica e Operacional entre as Instituições, com vistas ao desenvolvimento de projetos e ações de interesse comum, voltados para o treinamento de recursos humanos, compartilhamento de recursos logísticos, tecnologias e informações, bem como planejamento e desenvolvimento institucional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i21122217225503667O Comandante destacou a importância da assinatura. “O Acordo de Cooperação que assinamos hoje com a Polícia Federal é um marco dessa relação de muitas décadas entre a Força Aérea e a PF. Nós temos diversas iniciativas na área de defesa aérea, de combate ao narcotráfico e logística. O que nós estamos fazendo aqui hoje é institucionalizar muitas dessas iniciativas com base em um documento que vai perdurar durante anos, e a partir do qual poderemos traçar outros acordos mais temáticos, mais pontuais. São duas Instituições do Estado Brasileiro que sabem que juntas são mais fortes pelo bem de nosso País”, disse o Oficial-General.

i21122217231004354De acordo com o Diretor-Geral da Polícia Federal, a cooperação é inédita. “Nós já temos alguns acordos de cooperação técnicas firmados, mas esse é inédito, porque estreita a nossa relação ainda mais, permitindo o compartilhamento de informações, a troca de conhecimentos, a transferência de tecnologia de manutenção das aeronaves, de formação de pilotos, enfim, uma série de novos conceitos voltados para o enfrentamento do crime organizado”, finalizou.

Fotos: Suboficial Nery / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).