Com o objetivo de reforçar e aprimorar a soberania do espaço aéreo brasileiro, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) deram início, nesta segunda-feira (31/07), à Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM). O evento, sediado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) em São José dos Campos (SP), marca uma importante etapa no caminho para um contínuo aperfeiçoamento das técnicas e táticas operacionais militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Exercícios e Treinamentos – A Prática Leva à Perfeição

MG 0162

Participam do evento unidades de alta relevância como os Centros de Operações Militares (COpM) dos Quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) com seus esquadrões e o 2º/6º GAv (Esquadrão Guardião). A agenda da RACOAM é intensa e inclui atividades como exercícios operacionais, treinamento de conflito e simulação de voo, maratona intelectual, competição esportiva, além de um simpósio de doutrina operacional, de capacidades militares do radar LP23NG e Link BR2.

Prestígio e Reconhecimento da Atividade

Na cerimônia de abertura, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, Diretor-Geral do DECEA, destacou a importância da RACOAM. “É um privilégio estar à frente deste exercício. Um dos objetivos é treinar para estarmos sempre prontos para empregar os meios necessários. Vamos mostrar como somos capazes e eficazes na atividade de vigilância do espaço aéreo brasileiro”, ressaltou.

O Foco na Missão

MG 0045

A finalidade central deste encontro é reforçar a capacitação dos operadores dos Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM) e avaliar o desempenho das entidades, o conhecimento e a correta aplicação de técnicas e táticas na missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro. O Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), enfatizou a relevância do exercício para a defesa aérea e parabenizou os militares pelo engajamento no evento.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).