No dia 16 de abril, a Diretoria de Saúde da Marinha (DSM) sediou uma importante reunião com representantes da Consultoria Jurídica da União no Estado do Rio de Janeiro (CJU-RJ), marcando um passo significativo no aprimoramento dos processos licitatórios conforme a nova legislação. A Dra. Mariana Moreira e Silva, Dra. Tais Teodoro Rodrigues, e Dr. Paulo Kusano Bucalen Ferrari lideraram as discussões, que se concentraram nas diretrizes da Lei nº 14.133/2021 e nas melhores práticas administrativas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palestras Informativas e Direcionadas

A série de palestras iniciou com a Dra. Mariana Silva, que destacou as informações essenciais disponíveis no sítio eletrônico da Consultoria-Geral da União (CGU), enfatizando a transparência e o acesso público aos dados. Dr. Paulo Ferrari focou na Instrução Processual sobre Termos Aditivos, discutindo os mecanismos para manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, tais como reajuste, repactuação, e revisão ou reequilíbrio.

Dra. Tais Rodrigues detalhou os procedimentos para contratações diretas, abordando os documentos necessários, as listas de verificação, e a adesão às Atas de Registro de Preços. Ela também explicou os Pareceres Referenciais de Dispensa e Inexigibilidade, ressaltando a importância da capacitação contínua das equipes de contratação e da observância ao princípio da segregação de funções.

Objetivos e Participação

O encontro teve a participação de 90 indivíduos, incluindo militares e servidores civis envolvidos diretamente com as Licitações e Contratos da DSM e de organizações militares subordinadas. O objetivo principal das discussões foi promover a melhoria contínua nos processos licitatórios, garantindo a eficácia e conformidade nas contratações, e assegurando a alocação eficiente de recursos na provisão de serviços e materiais para o Sistema de Saúde da Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).