No dia 29 de abril, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou a cerimônia de encerramento da 4ª edição do Estágio Internacional de Proteção de Civis.

O Estágio teve a duração de duas semanas e capacitou vinte e seis futuros capacetes azuis, sendo onze do Exército Brasileiro, sete da Marinha do Brasil, quatro da Força Aérea Brasileira, dois oficiais de Nações Amigas, da  Indonésia e da Namíbia, e dois Policiais Militares. Na primeira semana, os alunos tiveram acesso às instruções obrigatórias de pré-desdobramento que as Nações Unidas exigem e, que de forma gradual, levam ao conhecimento mais aprofundado e específico em proteção de civis em operações de paz, ensinado na segunda e última semana de estágio. Um dos pontos de destaque do curso foi o exercício prático, em que os estagiários tinham que responder a incidentes simulados relativos à proteção de civis, baseados nas instruções teóricas previamente recebidas ao longo das duas semanas.

Além da equipe de instrutores do CCOPAB, o estágio também contou com a participação de instrutores externos, com vasta experiência em operações de paz da Organização das Nações Unidas e profundos conhecedores do tema de proteção de civis, valendo destacar: Chefe do Estado-Maior da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado; Coronel Hélio Tenório dos Santos, da Polícia Militar de São Paulo; Coronel Francisco Augusto Pereira dos Santos, do Ministério da Defesa; Coronel Rafael Cunha de Almeida, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Major Pedro Henrique Nascimento dos Santos, do Ministério da Defesa; Major Rodrigo Fernandes Ferreira, da Polícia Militar do Rio de Janeiro; Major Joel Henrique Fonseca de Ávila, em serviço na Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO); Tenente da Polícia Militar do Paraná Elaine Pereira Melere, também servindo na UNMISS; Cabo Lorena Lima Daleprane, da Polícia Militar do Espírito Santo; Professor Conor Foley, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio; Professora Priscila Fett, especialista em Direito Internacional; e Igor Barreto, pesquisador da Rede Brasileira de Pesquisa em Operações de Paz (REBRAPAZ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Há alguns anos, o tema da proteção de civis vem ganhando cada vez mais relevância para as operações de paz contemporâneas, uma vez que os cenários onde elas estão desdobradas exigem respostas oportunas e adequadas aos crescentes desafios impostos aos capacetes azuis pelas ameaças e impactos negativos dos conflitos armados sofridos pelas populações civis locais.

 

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).