Marinha do Brasil participa das comemorações alusivas aos 201 anos da Independência do Peru, durante a Operação “BraColPer Naval 2022”
Aprofundando a confiança mútua e a interoperabilidade entre as Marinhas, o Brasil, a Colômbia e o Peru realizaram a segunda fase da Operação “BraColPer Naval”, na cidade de Iquitos (PER), no período de 26 a 29 de julho, durante as comemorações dos 201 anos da Independência do Peru.
No dia 28 de julho, dia da Independência do Peru, na “Plaza de Armas”, um destacamento da Marinha do Brasil (MB) participou do desfile cívico-militar. Militares do Grupo-Tarefa brasileiro desfilaram ao som da canção “Cisne Branco” executada por fração da Banda de Música dos Fuzileiros Navais, subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval.
Finalizando as atividades da II fase da Operação, na Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas (PER), representantes das delegações estrangeiras acompanharam a bordo do B.A.P “Castela” a Revista Naval, que contou com a participação dos Navios-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” e “Rondônia”, e do Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”, da MB; ARC Reys, da Armada Colômbia e o BAP Clavero da Marinha de Guerra do Peru.
Exercícios Operativos durante a II fase da “BraColPer 2022”
No Rio Amazonas Peruano, as primeiras atividades operacionais foram voltadas a desenvolver a interoperabilidade entre as três Marinhas. O treinamento operacional abrangeu uma gama de exercícios.
Durante a II fase da “BraColPer” foram realizadas reuniões bilaterais, abordando temas de interesse entre as Marinhas.
oficial de lancamento e pouso coordena aproximacao da aeronave
Oficial de Lançamento e Pouso coordena aproximação da
aeronave UH-12
navio patrulha raposo tavares participa da parada naval
Navio-Patrulha “Raposo Tavares” participa da Parada Naval
em comemoração aos 201 anos da Independência do Peru
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).