Inovação na Defesa: Componentes Nacionais são Testados no Leopard 1A5 BR

Componentes nacionais para o Leopard 1A5 BR, blindado de origem alemã, passam por testes de validação em parceria com a Diretoria de Fabricação, o 4º Batalhão Logístico e o 1º Regimento de Carros de Combate

No início de junho, a cidade de Caxias do Sul (RS) foi palco de um marco para a indústria nacional de defesa. A Diretoria de Fabricação (DF), em parceria com o 4º Batalhão Logístico (4º B Log) e com o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), ambos integrantes da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), realizou testes de validação dos protótipos nacionais de componentes dos sistemas de freio e de direção da viatura blindada de combate carro de combate (VBC CC) Leopard 1A5 BR, de origem alemã.

Os componentes, desenvolvidos pela empresa FRAS-LE com tecnologia nacional, passaram pelos testes de validação nas pistas do Centro Tecnológico Randon (CTR), em Caxias do Sul.

A Missão da Diretoria de Fabricação

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A Diretoria de Fabricação tem como uma de suas principais missões a condução de processos de nacionalização. O objetivo é substituir componentes críticos ou de difícil obtenção, contribuindo para o aumento dos índices de nacionalização e de disponibilidade das viaturas blindadas empregadas pela Força Terrestre. Esses processos são essenciais para a soberania do País, fortalecendo a indústria brasileira e atendendo às demandas do Exército Brasileiro na área de defesa.

Leopard e o Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas

O Leopard é uma das viaturas de combate do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas. O programa tem por objetivos obter viaturas blindadas sobre rodas e sobre lagartas, além de seus subsistemas componentes, como os sistemas de armas e comunicações. Ele contribui para transformar a Infantaria Motorizada em Mecanizada (Inf Mec) e modernizar a Cavalaria Mecanizada (Cav Mec) e a Infantaria e Cavalaria Blindadas (Bld).

O Programa também fomenta a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no País para diversas soluções em produtos de defesa e segurança, como as diversas versões da família de blindados sobre rodas e a modernização de viaturas sobre rodas e sobre lagartas, assim como os tecnológicos sistemas de armas remotamente controladas e os sistemas de comando e controle (C2).

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).