
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Entre março e abril de 2022, seguindo o seu lema: “Preservar a memória para construir a História”, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizará um rigoroso processamento técnico de conservação do mais novo item de seu acervo museológico: um quadro datado do século XIX. A tela homenageia o Vice-Almirante John Taylor (1796-1855), que integrou nossa primeira Esquadra e tomou parte das Guerras de Independência do Brasil, e foi doada à DPHDM, em 25 de fevereiro, por suas tetranetas, as Sras. Diana Taylor e Beth Taylor.
Para o Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, a doação não poderia ter sido em um momento mais oportuno: “É um privilégio receber em nosso acervo uma pintura de elevado valor histórico sobre o Almirante Taylor, ainda mais nesse ano de 2022, em que comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil e da nossa Esquadra. Ele fez parte, com bravura, de ambas essas histórias, que se misturam e se completam.”

Segundo a Chefe do Departamento de Museologia, a Capitão de Fragata Patricia Miquilini Gomes, a tela poderá ser apreciada pelo público muito em breve. “Em setembro, mês da Independência, o Museu Naval reabrirá as salas 3 e 4 de sua exposição de longa duração, “O Poder Naval na Formação do Brasil”, com nova museografia. “Será um prazer expor o retrato do Almirante Taylor e contar um pouco mais da história do comandante da Fragata Niterói, cujo fragmento do mastro já integrava a nossa exposição”, assinalou a museóloga da DPHDM.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395