Estagiárias de Museologia da DPHDM realizarão rigoroso processamento técnico de conservação de quadro do século XIX

Entre março e abril de 2022, seguindo o seu lema: “Preservar a memória para construir a História”, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizará um rigoroso processamento técnico de conservação do mais novo item de seu acervo museológico: um quadro datado do século XIX. A tela homenageia o Vice-Almirante John Taylor (1796-1855), que integrou nossa primeira Esquadra e tomou parte das Guerras de Independência do Brasil, e foi doada à DPHDM, em 25 de fevereiro, por suas tetranetas, as Sras. Diana Taylor e Beth Taylor.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para o Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, a doação não poderia ter sido em um momento mais oportuno: “É um privilégio receber em nosso acervo uma pintura de elevado valor histórico sobre o Almirante Taylor, ainda mais nesse ano de 2022, em que comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil e da nossa Esquadra. Ele fez parte, com bravura, de ambas essas histórias, que se misturam e se completam.”

sqwse5dyr6fuhjyhtgwfad
Diretor da DPHDM recebe a doação do quadro histórico da Família Taylor, retratando seu descendente, o Almirante John Taylor

Segundo a Chefe do Departamento de Museologia, a Capitão de Fragata Patricia Miquilini Gomes, a tela poderá ser apreciada pelo público muito em breve. “Em setembro, mês da Independência, o Museu Naval reabrirá as salas 3 e 4 de sua exposição de longa duração, “O Poder Naval na Formação do Brasil”, com nova museografia. “Será um prazer expor o retrato do Almirante Taylor e contar um pouco mais da história do comandante da Fragata Niterói, cujo fragmento do mastro já integrava a nossa exposição”, assinalou a museóloga da DPHDM.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).