Crateús (CE) – O Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard Fernandez Nunes, realizou em 22 de agosto, uma visita operacional ao 40° Batalhão de Infantaria (40° BI), Batalhão Sertão, dentro contexto da Operação Guararapes, maior missão coordenada pelo Comando Militar do Nordeste na Região do Sertão de Crateús.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade inciou com a recepção do General Richard e comitiva no aeroporto de Crateús, onde seguiram para o Batalhão, conheceram as instalações do Batalhão. Em seguida a comitiva deslocou-se para o município de Novo Oriente-CE, oportunidade onde visitou o Centro de Operações da Força Tarefa Martim Soares Moreno. No local recebeu uma consciência situacional sobre o andamento do Exercício de Adestramento das tropas da 10ª Região Militar (10ª RM).

A Operação Guararapes simula um conflito entre países fronteiriços, desencadeando ações de concentração estratégia, marcha para o combate, ataque a localidade, cerco e isolamento. Além disso, as tropas foram treinadas para o emprego em operações de Garantia da Votação e Apuração e da Lei e da Ordem. A comitiva, comandada pelo General Richard estava composta pelo Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli, do Comandante da 10ª RM, General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, General de Brigada Danilo Mota Alencar e do Comandante do 1° Grupamento de Engenharia, General de Brigada Guilherme Langaro Bernardes.

Fonte: 40º Batalhão de Infantaria

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).