Nesta segunda (04/10), o Subcomandante da Escola Superior de Guerra (ESG), General de Divisão Adilson Carlos Katibe, descerrou   a placa  do Centro de Estudos Estratégicos Cordeiro de Farias (CEECF), uma homenagem ao primeiro comandante da Escola, o Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias, que teria completado, em agosto deste ano, 120 anos.

O Diretor do CEECF, Contra-Almirante Guilherme Mattos de Abreu, em seu discurso, destacou os feitos do Marechal e ratificou o compromisso do Centro: “aspiramos continuar contribuindo para o planejamento da Escola, da academia e da sociedade com ideias de vanguarda e conhecimentos científicos bem embasados, para estudar o Brasil e melhor servir, assim como figura o nosso lema e ideal do primeiro comandante – Nesta Casa estuda-se o destino do Brasil.”

Após o descerramento da placa, feito pelo Subcomandante e pelo Chefe do Centro, o General Katibe parabenizou  o CEECF pela promoção de conteúdos estratégicos para os cursos da ESG, e também reforçou a importância de exaltar nossa  história e as personalidades que foram protagonistas de grandes feitos. “Com a inauguração da placa, eternizamos a inspiração e o legado do Marechal Cordeiro de Farias.”, concluiu.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).