No dia 17 de abril, uma experiência única foi proporcionada aos jovens do Programa Forças no Esporte (PROFESP), vinculado ao Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA). Esses adolescentes tiveram o privilégio de adentrar o mítico Estádio Maracanã, onde grandes lendas do futebol mundial já brilharam. O estádio, que foi palco de duas finais de Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, abriu seus bastidores para um tour completo, oferecendo uma visão por dentro das estruturas que testemunharam momentos históricos do esporte.

Explorando os bastidores do Maracanã

blank

Durante o passeio, os participantes do PROFESP puderam explorar várias facetas do Maracanã. O tour incluiu visitas ao acervo histórico, repleto de relíquias e memórias dos eventos que marcaram o estádio, ao túnel por onde tantos jogadores e equipes passaram para alcançar o gramado, além de experiências interativas como um simulador de pênaltis. Os adolescentes também tiveram acesso ao hall da fama, conheceram os vestiários utilizados por grandes estrelas do futebol, sentaram-se nas arquibancadas e visitaram a sala de entrevistas e o banco de reservas, sentindo-se parte de grandes jogos.

PROFESP: uma iniciativa de integração e desenvolvimento

O PROFESP é uma iniciativa louvável que demonstra o compromisso do Ministério da Defesa, executado com a colaboração das Forças Armadas, de contribuir para a educação e o desenvolvimento social dos jovens. No CIAMPA, o programa é fortalecido através de uma parceria com a Pastoral do Menor, oferecendo atividades educativas e recreativas no contraturno escolar. Essa abordagem não só ajuda a ocupar de maneira produtiva o tempo dos adolescentes, mas também os incentiva a desenvolver novas habilidades e fortalecer valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.

A importância do esporte na formação juvenil

A visita ao Maracanã vai além de um simples passeio turístico; é uma imersão educativa que oferece aos jovens uma conexão viva com a história e os valores do esporte. Ao pisar em um local onde tantas histórias de superação e triunfo foram escritas, os adolescentes do PROFESP são inspirados a sonhar mais alto e a buscar suas próprias conquistas. Este tipo de experiência é essencial para fortalecer a autoestima e a motivação dos jovens, mostrando-lhes que, com esforço e dedicação, é possível alcançar grandes objetivos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).